Para que um hospital funcione adequadamente é imprescindível que os seus equipamentos e instalações apresentem boas condições. Para que isso ocorra é necessária a atividade de manutenção hospitalar, que garante não somente a proteção e a acreditação do parque tecnológico do hospital, mas a segurança dos pacientes e a qualidade do atendimento. Nesse contexto, a inovação hospitalar pode ser uma aliada.

A manutenção consiste em um processo de garantia da continuidade da operação segura de aparelhos médicos, podendo ser preventiva ou corretiva. Leia mais sobre os tipos de manutenção aqui. Este procedimento é capaz de reduzir custos e garantir aos equipamentos hospitalares maior vida útil, mas, por outro lado, demanda dos hospitais e engenheiros clínicos uma série de recursos como tempo e dinheiro, o que dificulta a sua execução plena.

Durante as manutenções do parque tecnológico de um Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS), muitas das empresas prestadoras de serviços sofrem com a falta de praticidade na realização de uma verificação ou manutenção hospitalar, pois é necessário que estas possuam uma sede fixa e uma unidade móvel para percorrer os hospitais com os padrões de calibração. O trajeto percorrido pela unidade móvel na maioria das vezes é longo e demorado, o que dificulta as verificações e atrapalha a rotina dos EAS visitados. Ainda, a presença descontínua da empresa, impossibilita que haja a validação e acreditação de novos equipamentos que serão inseridos no parque tecnológico. É diante deste cenário que a tecnologia pode ser uma grande aliada.

O Aclin-Check
Desenvolvido para aprimorar a gestão tecnológica de hospitais e redes de saúde, o Aclin-Check é para a área biomédica o que um multímetro representa para a área de eletrônica: um instrumento essencial. Através do Aclin-Check, o profissional realiza testes de desempenho e calibrações em equipamentos diversos. Este instrumento pode ser utilizado nos hospitais públicos, filantrópicos e privados em todos os níveis de complexidade, além de clínicas médicas, redes de promoção da saúde e laboratórios. O Aclin-Check simplifica a manutenção e valida toda a aparelhagem, promovendo maior exatidão dos procedimentos médicos.

São inúmeros os benefícios trazidos pela utilização do Aclin-Check nos processos de manutenção de um EAS. Graças à sua portabilidade é possível testar os aparelhos de forma serial ou, em alguns ambientes críticos, simultaneamente. Já pela facilidade em verificar múltiplos equipamentos, o profissional da engenharia clínica reduz o tempo gasto nas checagens, otimizando o seu trabalho. O Aclin-Check ainda garante a precisão dos testes e certifica a qualidade do aparato tecnológico hospitalar a fim de prolongar a sua vida útil, de forma integrada ao sistema de gestão nativo e dedicado.

Engenharia de alta performance
Cabe ao engenheiro clínico utilizar soluções como o Aclin-Check junto a sua equipe para executar seu trabalho nos EAS. Ela atua no dia a dia das instituições de saúde averiguando os possíveis problemas do seu aparato tecnológico. O engenheiro é também o responsável pela aquisição e manutenção dos equipamentos presentes no hospital, o que confere mais qualidade e seguridade aos pacientes em cada procedimento realizado.

Além disso, função da equipe de engenharia clínica envolve o acompanhamento diário de equipamentos hospitalares tidos como estratégicos tais como bisturi, aparelho de anestesia, torres de videolaparoscopia, equipamentos de diagnóstico por imagem, ventiladores pulmonares, entre outros. Ao realizar este trabalho, é comum que o membro da equipe busque na sala de engenharia clínica um instrumento de medida específico para cada equipamento médico a ser testado, de acordo com suas funcionalidades. Como é necessária a realização de testes diversos ao percorrer o ambiente hospitalar, o profissional necessita transportar consigo muitos instrumentos para evitar retornar à sala da engenharia clínica a todo instante para realizar a troca de seus instrumentos. Ou, para eliminar o transtorno de tais deslocamentos, o profissional age como agente de remoção das tecnologias médicas de seus locais de instalação para que os testes sejam realizados na sala da engenharia clínica. De toda forma, no decorrer do dia, o profissional gasta muito tempo e energia ao cumprir suas atividades, o que acaba resultando em uma enorme perda de produtividade.

Com o Aclin-Check este profissional tem um simulador e analisador universal que o permite fazer todos os testes essenciais à rotina do hospital com grande comodidade. É um laboratório de calibração de bolso projetado para que haja mais organização e qualidade no processo de engenharia clínica. Esse modo de operação resulta em mais produtividade e economia, pois gasta-se menos energia em sua execução.

Inovação hospitalar: profissionais preparados
Para que o engenheiro clínico se torne apto a utilizar plenamente o Aclin-Chek, a Aclin oferece a esse profissional um treinamento de capacitação, que visa ao aumento da produtividade. O espaço Aclin XpCE é o novo espaço de treinamento da Aclin, onde a equipe de engenharia clínica aprende sobre o dia a dia da gestão de tecnologias com o Aclin Sistema CMMS usando estudos de cases selecionados, e onde o profissional pode praticar a aplicação do Aclin-Check em equipamentos médicos como cardioversores avançados, aparelhos de anestesia, ventiladores pulmonares (respiradores), bisturis eletrônicos, bombas de infusão, autoclaves a vapor (validação térmica), aparelhos de RX, entre outros. Assim, de modo similar ao que ocorre em cockpits de avião, quanto mais o profissional praticar suas habilidades e conhecimentos, maior será a sua autonomia para o trabalho.

Engenharia Clínica 4.0
A plataforma Aclin-Check oferece ferramentas desenvolvidas para atender prioritariamente às demandas dos EAS. Contudo, existem também ferramentas para empresas de prestação de serviço. Com elas, é possível realizar o controle orçamentário, de ordens de serviços além de outras funções voltadas para as equipes externas. Para aquelas empresas que fornecem consultorias de engenharia clínica aos EAS, a plataforma ainda integra todas as ferramentas para maior produtividade de modo a atender as necessidades das empresas e dos EAS.

Desta forma, o Aclin-Check fomenta a engenharia clínica de alta performance dentro dos EAS, além de integrá-las com as empresas de prestação de serviços, tanto do ramo de manutenção quanto de consultoria de engenharia. Com diversas funcionalidades, este laboratório de calibração portátil extremamente otimizado também é capaz de solucionar, de uma maneira inovadora, os problemas enfrentados pelas equipes de Engenharia Clínica no que diz respeito à manutenção hospitalar. Diante disso é possível afirmar que o Aclin-Check pode modificar a atuação dos profissionais de engenharia clínica, trazendo diversos impactos positivos para a área de engenharia na saúde.

 

Fonte: Aclin